Dúvidas Frequentes sobre Hipnose

[wp_ad_camp_5]

Dúvidas Frequentes sobre Hipnose

Essa é a proposta de uma mini F.A.Q. sobre Hipnose, portanto, procurei responder algumas perguntas e escrever alguns comentários a respeito.

Hipnose realmente existe?

Sim. Existem estudos científicos que buscam não só comprovar e explicar o fenômeno hipnótico, mas também identificar onde e por quais meios a hipnose pode servir como auxiliar, e isso normalmente se dá principalmente em áreas como a da saúde.

Quais os fundamentos da hipnose?
Resumindo, talvez eu poderia citar uma reportagem da revista Science American (Graham, Sarah. Scans Show How Hypnosis Affects Brain Activity, June 28, 2005) onde é comentado sobre as pesquisas realizadas sobre hipnose e seus resultados. Basicamente, áreas diferentes no cérebro são afetadas quando as pessoas – após receberem sugestão pós-hipnótica – reagem à estas sugestões.
Para os interessados em mais detalhes dessa recente pesquisa:
The Truth and the Hype of Hypnosis (A verdade e o exagêro da Hipnose), Michael R. Nash and Grant Benham, 2005.

Podemos considerar as nossas respostas sob hipnose como verdadeira?
Sim e Não. O que quero dizer é que não necessariamente tudo o que é dito sob hipnose é reflexo da verdade. O contrário também se faz verdadeiro.

Como se hipnotiza?
Sem prática não se aprende. O passo mais difícil é adquirir maestria, o que eu diria somente alguns poucos conseguem atingir. Se pedir alguém pra fechar os olhos, imaginar-se num barco em alto mar, e quando você contar até 3, sugerir que haverá um movimento no corpo para acompanhar o movimento do mar… a partir daí já se pode provocar a hipnose. PORÉM, é preciso saber o objetivo/motivação para isso e o que fazer depois.

Todos são hipnotizáveis?
Muita gente acredita que há um percentual de pessoas que não podem ser hipnotizadas, outros que 100% podem. Eu fico com os 100%, eu diria que qualquer pessoa. Ainda assim, algumas pessoas são mais resistentes, e para essas precisa maestria.

É verdade que alguém hipnotizado pode comer uma cebola pensando que é uma maçã?
É verdade. Muitas vezes o que é apresentado não passa de um show, demonstração do fenômeno da hipnose. Quando a pessoa está sob hipnose é possível que ela experimente situações de alucinação gustativa, e isso é de forma simples o que acontece quando alguém come uma cebola e pensa ser uma maçã. As reações normalmente são compatíveis com alguém comendo uma maçã.

Qual a utilidade prática de fazer alguém ser hipnotizado nos palcos ou nas ruas?
Enquanto para alguns isso pode ser visto como diversão apenas, para muitos hipnólogos isto serve como uma forma de vitrine ou ampliação do espaço de treinamento. Na realidade não há utilidade prática enquanto a terapia ou desenvolvimento pessoal. Muitos não concordam com a hipnose nos palco ou nas ruas, ainda que exista um grupo de pessoas que são favoráveis. De fato, essa questão gera sempre polêmica.

Freud usou hipnose em seus estudos?
Freud fez sim uso da hipnose no início de seus estudos até conceber a Psicanálise, abandonou-a, e por fim voltou a fazer uso dela.

“A hipnose parecia resultar em curas
temporárias, com o aparecimento
posterior dos sintomas…”

O que Freud identificou sobre a hipnose, no fundo não deixa de ser verdade. A Hipnose enquanto fenômeno não cura, ela pode controlar, amenizar, aliviar, minimizar, facilitar, diminuir, substituir… etc.

Exceto em alguns casos, considero que a hipnose, principalmente enquanto auto-hipnose, pode fazer muita diferença no auxílio e na obtenção de resultados desejados para: controle da dor, desenvolvimento de capacidades físicas, aumento da concentração, relaxamento físico e mental, aprendizagem acelerada… Então, podemos considerar que ela promove resultados tão positivos que se assemelham ao que muitos entendem por “cura”.

Porém, aliada à métodos comos os disponíveis na Psicologia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, e outras ciências da saúde e humanas, os resultados também podem resultar altamente positivos. Uma vez que estas áreas já detém e oferecem conhecimento específico para resolver problemas e tratar doenças.

A hipnose pode ser uma substituta da anestesia em uma cirurgia?
Não como substituta, mas como uma alternativa. Hipnose serve como aliado como um procedimento extra pra provocar a anestesia. Alguns fatores devem ser levados em consideração pelo profissional responsável pela cirurgia. A hipnose pode funcionar muito bem em alguns casos muito específicos.

Como a hipnose foi descoberta?
A história talvez seja mais longa do que eu poderia discorrer aqui neste espaço… mas eu diria que a é descoberta a cada dia. Nos últimos 100/200 anos o entendimento desse fenômeno tem aumentado. Nas últimas 2/3 décadas os estudos cientificos têm sido bastante intensos.

Por quanto tempo pode-se manter uma pessoa hipnotizada?
Há estudos nesse sentido. Mas não há regras de tempo, e sim um contexto para cada individuo.

Poderia um hipnotizador induzir alguma pessoa na rua para que este lhe entregasse todo o seu dinheiro?
Não.

Por fim, gostaria de defender que Hipnose é conhecimento universal. Praticamos isso todos os dias, porém de forma inconsciente e não direcionada. Aprender hipnose não dá poder a ninguém, mas cria possibilidades. O que fazer com essas possibilidades dependem de cada um e de seus próprios recursos.

Confie no inconsciente, ele sabe o que faz.
Senão, apenas acorde!

Se você gostou do texto, comente e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!

[cv_social_group social_outlets=”facebook,youtube,instagram,twitter” columns=”4″ new_window=”false” tooltips=”false” color=””][/cv_social_group]
[wp_ad_camp_5]

4 respostas

  1. Avatar de Fabio Alcântara
    Fabio Alcântara

    Como faço para me tornar um hipnólogo?

  2. Avatar de Hipnotizar
    Hipnotizar

    Eu fico triste apenas com tantas inverdades que são propagadas na internet aproveitando que esse tema é polêmico.

    A hipnose mudou minha vida para muito melhor, adoro estudar e aplicar esses conhecimentos em minha vida

  3. Existem vários cursos e bastante conteúdo publicado, mas o mais importante é entender o fenômeno da hipnose e o que você fará uma vez que tenha conseguido provocar a hipnose. Logo, ter clareza e aprender os principais métodos de condução ao transe hipnótico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *