Metáfora da Areia Movediça

[wp_ad_camp_3]

Metáfora da Areia Movediça

Muitas vezes, o uso da Hipnose é acompanhado de recursos de linguagem tais como padrões e modelos linguísticos que permitem uma reação positiva ou negativa à uma determinada instrução.

Um dos mecanismos mais utilizados para facilitar a interação e a comunicação na constelação hipnótica, são as metáforas. Estas facilitam o entendimento, visualização e acompanhamento de uma história de forma alternativa e para um determinado contexto ou problema.

Cada cultura e religião usam esses tipos de histórias, analogias, parábolas para melhorar a compreensão, criar um ponto marcante, e nos ajudar a fazer mudanças positivas.

Uma metáfora hipnótica!

A metáfora a seguir é uma tradução livre e adaptada da metáfora proposta por Steven C Hayes em seu trabalho sobre Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).

Quando estamos presos na areia movediça, o impulso imediato é lutar e lutar para sair dela. Mas isso é exatamente o que você não deve fazer em areia movediça – porque, quando você coloca o peso em uma parte do seu corpo (como o pé), ele afunda ainda mais.

Assim, quanto mais você luta, mais você afunda – e mais você luta. Isso é mesmo uma situação sem vitória. Com areia movediça, só há uma opção para a sobrevivência. Espalhe o peso do seu corpo sobre uma área de superfície grande – deite-se. Isso vai contra todos os nossos instintos estabelecidos, deitar-se e realmente estar com a areia movediça, mas isso é exatamente o que temos que fazer. Assim também é com a angústia, os medos, (coloque o tema).

Nós lutamos e brigamos contra isso, mas nós talvez nunca tenhamos considerado apenas deixar acontecer, e estar com os pensamentos e sentimentos angustiantes, mas se o fizéssemos, iríamos descobrir que podemos superar isso e sobreviver – de forma mais eficaz do que se lutarmos e brigarmos.

Resolvendo problemas

Em nossas próprias vidas podemos experimentar situações muito parecidas com essa. Os métodos de resolução de problemas que normalmente usamos para tentar lidar com as lutas as quais enfrentamos, pode ser parte do problema. É assim como alguém tentando livrar-se da areia movediça.

Essa metáfora oferece e propõe algo muito interessante, pois para nos ajudar a nos libertar da areia movediça em que nos encontramos, temos que aceitar e evitar lutar. Ao fazer isso, podemos aliviar o nosso sofrimento e tornar-nos capazes de liderar mudanças significativas e dignas em nossas vidas.

Se você gostou do texto, comente e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!

[cv_social_group social_outlets=”facebook,youtube,instagram,twitter” columns=”4″ new_window=”false” tooltips=”false” color=””][/cv_social_group]
[wp_ad_camp_5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *