[wp_ad_camp_3]
Pirâmide do Aprendizado
Talvez você já tenha escutado sobre a Pirâmide do Aprendizado, talvez essa seja a primeira vez.
Assim, sem querer complicar o assunto, quero dizer que o princípio dessa idéia é basicamente sair da inércia de estar passivo apenas absorvendo informações e partir para a ação ativa de fazer uso do conhecimento aprendido, logo praticar e compartilhar esse conhecimento.
Dessa forma podemos assegurar o aprendizado de maneira ainda mais completa!
A realidade é que toda informação absorvida e acumulada só se transforma mesmo em conhecimento quando colocada em prática. É no processo de transformação de informação em conhecimento que passamos pela etapa de processamento daquilo que percebemos, acumulamos ou literalmente aprendemos. Assim, a importância de processar cada conjunto de informação e garantir o máximo possível de assimilação a respeito destas informações.
Possibilidades de aprendizado
Uma ótima opção é preparar aulas, ensinar outras pessoas, e conforme mostrado na pirâmide, este é o método mais efetivo de afirmar o aprendizado.
Durante um aula, o instrutor, facilitador ou professor, via de regra apenas apresenta o conteúdo que este teve que preparar para entregar aos seus alunos. É durante o processo de preparação da aula que o professor amplia as possibilidades de aprendizado com relação ao assunto à ser tratado durante a aula.
Também é nesse momento que novos insights podem surgir e outras ideias normalmente aparecem. Já em momento de aula, o desafio passaria a ser estimular aos receptores de tais informações à processarem o conteúdo à luz da geração de novos insights e consequentemente novos conhecimentos.
Se você gostou do texto, comente e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!
[cv_social_group social_outlets=”facebook,youtube,instagram,twitter” columns=”4″ new_window=”false” tooltips=”false” color=””][/cv_social_group]
[wp_ad_camp_5]
Deixe um comentário