Hipnose como uma habilidade

Hipnose como uma habilidade

As vezes a Hipnose é considerada um procedimento, outras vezes apenas uma ferramenta, e também um conjunto de técnicas. Entre tantas outras maneiras de enxergarem a Hipnose, há sempre uma muito sútil e que passa sob a percepção da maioria: a hipnose como uma habilidade.
 
Durante vários anos eu tenho observado como a literatura da hipnose tem mantido foco nos aspectos históricos e técnicos da hipnose. Além é claro do aprofundamento científico dado numa tentativa atual de explicar o fenômeno da hipnose. Entretanto, os atributos relativos à habilidade em produzir a hipnose, tendem a ficar legados à discussões isoladas. Sejam em cursos, na prática hipnoterapêutica, ou mesmo na aplicação dos princípios hipnóticos, seja na heretohipnose ou na auto-hipnose.
 
Um ponto central desse assunto é a possibilidade de podermos explorar a hipnose como uma habilidade. Uma habilidade requer características ou particularidades que denotam capacidade, destreza, e agilidade em sua execução. Nesse caso, apenas saber provocar algo como pseudo-hipnose, não caracteriza necessariamente uma habilidade para a hipnose. Também, saber seguir um roteiro para provocar um relaxamento progressivo, um estado hipnoidal, ou até mesmo um relaxamento profundo, não garante uma habilidade para a hipnose. Uma habilidade requer mesmo a demonstração de destreza na prática da hipnose em todos os seus aspectos.
 
“Eles são capazes porque eles pensam que são capazes.” – Vergil
Entendo a hipnose como um meio e não como um fim. Me ajuda no controle emocional, na gestão dos meus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Não é apenas um estado sob o qual eu navego, senão é o meio para me permitir alcançar estados desejados.
Escute a versão em Podcast: http://www.hypnocast.com.br/ep38/

 

Se você gostou do texto, comente e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!

[cv_social_group social_outlets=”facebook,youtube,instagram,twitter” columns=”4″ new_window=”false” tooltips=”false” color=””][/cv_social_group]
[ess_post]
[wp_ad_camp_5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *