PNL aplicada ao aprendizado e ensino

[wp_ad_camp_3]

PNL aplicada ao aprendizado e ensino

No meu artigo “Tomando Decisões”, eu introduzi a idéia do sistema representacional responsável pelos filtros internos que aplicamos ao que consideramos relevante ou não. Além disso, citei o metamodelo de linguagem e como este afeta os níveis de percepção do indivíduo.

Esses conceitos são parte do que estuda a PNL, e que propõe “o estudo da experiência subjetiva” ou seja, como o cérebro e a mente funcionam, isto é, como pensamos, como nos comunicamos e como podemos utilizar esse conhecimento na vida pessoal e profissional.

Desde o ano de 1994, quando tive contato com a PNL pela primeira vez, venho estudando e aperfeiçoando em suas teorias e técnicas. Durante vários anos estive trabalhando em paralelo a minha profissão, ensinando como usar essa poderosa ferramenta para ensino e aprendizagem.

Considerando alguns pressupostos básicos tais como:

  • “Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.”,

  • “As pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam.”

Entendendo que há um modelo de comunicação que facilita o entendimento e a assimilação dos pressupostos, podemos complementar as idéias descritas como:
  • Se para uma pessoa poder aprender alguma coisa, esta deve seguir ou experimentar algum modelo ou estrutura, podemos considerar que as experiências, nossos pensamentos e recordações possuem um padrão. Quando mudamos este padrão ou estrutura, nossa experiência muda automaticamente.

Os filtros

Também, podemos aplicar os pressupostos mencionados e classificar nossas experiências como estados que ocorrem num determinado contexto, e isso é fruto da análise individual que damos às coisas logo que aplicamos os filtros de omissão, generalização e distorção da realidade. Portanto, baseado em valores, crenças, decisões e memórias é que definimos algum estado interno, e com isso temos o que chamamos representação interna da experiência.O processo de aprendizagem é dependente do contexto de onde ocorre a aquisição do conhecimento. Essa dependência está relacionada às nossas habilidades, as quais são o fator principal para interpretar dados, transformá-los em informação, e gerar o conhecimento através da experiência. Assim, podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso, esse é um processo de re-uso natural e que no modelo de aprendizagem e ensino tradicional ocorre de maneira implícita.

Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir um limite físico ou ambiental, o mundo da experiência vai lhe mostrar isso. Talvez o que falamos de re-uso de conhecimento esteja cada vez mais relacionado a primeiro entender como organizamos nossos pensamentos, tomamos decisões e porque essas dependências afetam a maneira como compartilhamos e re-usamos conhecimento e informações.

Se você gostou do texto, comente e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!

[cv_social_group social_outlets=”facebook,youtube,instagram,twitter” columns=”4″ new_window=”false” tooltips=”false” color=””][/cv_social_group]
[wp_ad_camp_5]

5 respostas

  1. me parece bastante interesante el tema de PNL, es mas me estoy acercando cada vez mas ya que mas que herramienta de autoaprendizaje es una herramienta bastante buena de manejar para con terceros, en la vida personal, laboral, y social.me costo un poco leer el portuguez, pero lo logré, sere casi trilingue…espero poder adentrarme mas y llegar a un mejor nivel.

  2. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Oi é a 3ª vez que vi o teu blogue e gostei muito!Bom Projecto!
    Adeus

  3. […] sobre a modelagem como elemento e fator crítico no processo de aprendizado. Em meu artigo, PNL aplicada ao aprendizado e ensino, eu resgatei o pressuposto que sugere que se alguém pode fazer algo, qualquer outro(a) também […]

  4. Espero sua visita de forma constante! Abraços

  5. Muchas gracias por sus palabras! Abrazos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *