3 Truques que Aprendi com a Hipnose

[wp_ad_camp_3]

3 Truques que Aprendi com a Hipnose

A hipnose sempre esteve de alguma ou outra forma envolvida com elementos de ilusionismo e mágica. Isso se deu ao longo dos anos muito provavelmente pelo caráter fantástico dos fenômenos apresentados através da hipnose. Também, sempre foi prática comum a utilização da hipnose por parte de mágicos e ilusionistas com a intenção de criar uma áurea de controle e transmitir uma imagem de poder por sobre o expectador.

Quando uma pessoa está hipnotizada, esta, mesmo parecendo por um instante estar em um profundo estado de sono, não é exatamente isso o que acontece. Sabemos hoje que o estado pelo qual o indíviduo passa ao experimentar o fenômeno da hipnose ou comumente chamado de transe hipnótico, é algo completamente diferente do sono. Muitas vezes os resultados daquilo que observamos como produto da hipnose são tão positivos que parecem mesmo algo mágico.

Uma das maneiras mais simples que se ocupam os hipnotizadores no início de suas induções, são os chamados testes de suscetibilidade hipnótica. Estes são basicamente uma sequência de palavras ou técnicas que tem como objetivo testar a responsividade da pessoa para certas sugestões ou induções. Consequentemente, o hipnotizador poderá estabelecer um caminho de aceitação, confiança e rapport com o aspirante à hipnotizado; estes testes são típicos e fazem parte do ritual da hipnose.

Ao longo dos anos de estudos e práticas da hipnose, eu pude acumular uma dezena de artemanhas e truques que tanto facilitam como potencializam os resultados com a hipnose. Neste texto busco compartilhar três destes:

1 – Ilusão vs. Alucinação

Pode der relativamente simples fazer alguém acreditar sob hipnose que alguma coisa, tal como um objeto por exemplo, seja outra coisa. Entretanto, fazer esta mesma pessoa acreditar que esta coisa ou objeto já não existe mais, exige maior esforço e habilidade. Ambas condições são úteis em algum contexto na hipnose, e estas poderão ser utilizadas de acordo com as intenções definidas pelo mesmo contexto. Fazer uso de ilusões é um truque para facilitar a modificação de percepções por sobre alguma coisa que esteja incomodando.

2 – Combinação de Técnicas

Quando combinamos mais de uma técnica de hipnose as chances de conseguir melhores e mais amplos resultados são maiores. Existem dezenas de técnicas de hipnose desenvolvida e aplicada pelo mundo afora. Observar e reunir as técnicas mais adequadas para o contexto fará toda a diferença quando a intenção é a produção do fenômeno da hipnose e consequentemente em provocar resultados positivos. Combinar técnicas de induções e sugestões é um truque para potencializar a efetividade da hipnose.

3 – A força da Sugestão

As sugestões são como instrumentos que quando utilizados poderão causar desde mudanças positivas e melhoras consideráveis frente a dificuldades da vida, como também algo completamente oposto, tal qual levar alguém a sentir-se inferior e não compreendido(a). Um truque quanto à força da sugestão é justamente fazer uso das dinâmicas e as leis da sugestão utilizadas na hipnose a fim de criar um roteiro inabalável de produção de resultados positivos.

Essas e outras coisas que acumuladas e bem utilizadas no contexto adequado, tendem a provocar resultados positivos.

Referências:

  • Carvalho, Fábio Augusto. 2016. Reflexões de um Hipnólogo: Hipnose e Mudanças Positivas. 1st ed.
  • Puentes, Fabio. 1996. Auto-Hipnose. Sao Paulo: CenaUn.

 
Se você gostou do texto, comente e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!

[cv_social_group social_outlets=”facebook,youtube,instagram,twitter” columns=”4″ new_window=”false” tooltips=”false” color=””][/cv_social_group]
[wp_ad_camp_5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *